Chegada dos portugueses ao Brasil – 7ª B

Publicado: 7 de abril de 2011 em Uncategorized

Em 22 de Abril de 1500 os portugueses chegaram no Brasil  em comando de Pedro Álvares Cabral onde encontraram os índios. Começaram a fazer trocas de mercadorias ( uma relação de desvantagem : os potugueses davam coisas de baixo valor e ganhavam as riquezas do Brasil ) Os jesuítas vieram para cá com a intenção de catequizar os índios . Os portugueses queriam escravisar os indígenas , porém os jesuítas não deixaram porque queriam catequiza – los. E por isso portugueses escravizarão  os  africanos  . Eles escolhiam os negros pelo seu peso e força, passavam óleo no seu corpo  para dar a aparência de mais saudáveis . Assim os vendiam com mais facilidade.

Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, comercialização na Europa,Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias (cravo, canela, gengibre, pimenta, noz moscada, açafrão) que os portugueses encontravam lá eram de grande valor para que eles pudessem trocar  por outras mercadorias.

Fernanda, Milena Cadine, Gabrielle, Vitória e Letícia.

Pergunta: como os indígenas reagiram com a chegada dos portugueses?

comentários
  1. karoline 7° disse:

    Antes deles os conhecerem achavam estranhos eles terem aquelas roupas, as riquezas, mas depois sentiam medos pois sabiam que iam ser escravizados e resistiram.

  2. Gustavo 8ª-A disse:

    Bom, no ínicio os indígenas ficaram surpresos com a chegada de um povo novo, que eles não conheciam, acharam que estavam invadindo as terras deles. Depois eles começaram a fazer trocas, e os portugueses foram espertos, começaram a dar cois sem valor, como: espelhos, relógios entre outros em troca de matéria prima, Pau-Brasil, plantas exóticas que hoje estam em extinção, e mais adiante queriam escravizar os indios.

  3. Ana Paula Alves Teixeira disse:

    A reação dos indígenas foi de muito espanto porque os portugueses chegaram e colocaram os índios para trabalhar , e os índios estão acostumados a trabalhar para si mesmo e não para fornecer os materiais para outras pessoas !

  4. Isabela P., Isadora, Milena e Stephanie 7ª B disse:

    Resposta da pergunta:

    No inicio eles reagiram de boa forma, pois eles trocavam pertences como chapéus, colares, anéis e outras coisas. Mas depois os portugueses começaram a escravizar os indios e isso complicou a relação entre eles.

Deixe um comentário